Total de visualizações de página

sábado, 19 de novembro de 2011

Estudo sobre a igreja de Corinto

Estudo sobre a igreja de Corinto.
Corinto uma cidade antiga da Grécia a metrópole grega de maior destaque nos tempos de Paulo, Corinto era intelectualmente arrogante, materialmente próspera e moralmente corrupta, o pecado, em toda sua forma, manchava esta cidade de má fama, pela sua licenciosidade.
Paulo fundou a igreja de corinto, durante seu ministério de 18 meses ali, na sua segunda viagem missionária (At 18: 1-17)
A igreja de Corinto era composta: de alguns judeus, sendo sua maioria constituídas de gentios convertida do paganismo; que incluíam comerciantes ricos, trabalhadores comum, família de classe média, e antigas prostitutas.
Depois da partida de Paulo de Corinto, surgiram vários problemas na jovem igreja, que requereram sua autoridade e doutrina apostólica por cartas e visitas pessoais. 
A primeira epístola da 1º Co foi escrita durante seu ministério de três anos em Éfeso (At 20:31) em sua terceira vagem missionária. A cidade de Corinto ficava de frente com a cidade de Éfeso separada por um mar chamado de Egeu, Paulo soube dos problemas da igreja através de cartas enviadas pela família de Cloé.
Propósito: resolver problemas internos na igreja e instruir os crentes sobre vários assuntos, morais, doutrinários, que chegaram a Paulo por estas cartas que lhe foram enviadas.
Quais os tipos de problemas que havia na igreja:
Divisão, desordem, duvida sobre casamento, liberdade cristã, adoração publica ressurreição.
É muito importante para nós porque as igrejas de hoje passa tambem por problemas semelhantes à de corinto e podemos aplicar as mesmas medidas aplicadas por Paulo a fim de corrigir tambem alguns Eros em nossas igrejas.
Agora vamos tratar então da primeira questão levantada pelos coríntios:
É sobre a divisão na igreja.  (Co: 1:10-13) os coríntios levantaram uma contenda muito grande na igreja, porque cada um se simpatizava por um determinado líder. Dizendo uns eu sou de Paulo, talvez por ser ele o fundador da igreja, outro dizia eu sou de predo, talvez por ter Pedro pregado em Jerusalém e naquela ocasião ter agregado quase 3.000 almas. Outros diziam eu sou de Apolo talvez por ele ser um pregador eloqüente, uma pessoa popular entre o povo. Havia tambem os que se diziam  pertencer a cristo, que segundo alguns estudiosos esse era o pior grupo, eles não aceitavam liderança, segundo eles seu líder era Jesus. Será que esses mesmos problemas não ocorrem hoje em nosso meio numa maneira em geral?
Qual foi a recomendação de Paulo sobre este assunto. Co 1:10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Dizer todos a mesma coisa, não significa que todos tem pensar a mesma coisa, porque nos temos ponto de vista deferentes uns dos outros, é bem verdade que um grupo de pessoas não concordara totalmente em todas as questões, mas todos podem trabalhar juntos e concordarem na quilo que é verdadeiramente importante.
Outra recomendação v: 13 - Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo.  Então Quando se promove divisão na igreja, seria o mesmo que se tivessem dividido Jesus em varias partes, é o que ele se refere quando diz esta cristo dividido. Mas Cristo não se divide os seguidores de cristo não devem permitir que  nada o divida. Devemos fugir de toda movimento que motiva a divisão do corpo d cristo.
Outra recomendação: I Co 3:5 - Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um?
6 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7 - Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8 - Ora, o que planta e o que rega é um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Paulo deixa bem cloro para a igreja de corinto que na igreja não existe ninguém melhor do ninguém, que todos estão em pé de igualdade.  E que cada pessoa na igreja tem uma função diferente. Esse é um assunto que pouco observado pelas pessoas na igrejas, por que o que  prevalece na vida de muitas  pessoas é o orgulho, veja bem o que diz a palavra do Senhor em Filipenses 2:33 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. E todos que fazem bem a sua parte serão recompensados por Deus.

O orgulho pode causar muitos problemas:

- o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que pode se virar sozinho;
- o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que suas idéias são melhores do que as dos outros;
- o orgulhoso fica irado quando seus “pensamentos superiores” são desafiados;
- o orgulhoso não pede perdão pelos seus erros, pois é difícil para aquele que se considera superior, reconhecer que falhou;
- o orgulhoso tem dificuldade de depender de Deus, pois se considera auto-suficiente (normalmente isso se demonstra numa vida de oração fraca);
- o orgulhoso não pede ajuda para os outros, pois isso significa ter que reconhecer sua incapacidade;
- o orgulhoso pode se tornar tímido ou isolado, pois tem medo do fracasso;
- o orgulhoso normalmente quer ser servido ao invés de servir;
- o orgulhoso pode viver para agradar as pessoas ao invés de agradar a Deus, pois o reconhecimento das pessoas, que alimenta o seu orgulho, se torna algo muito importante;
- o orgulhoso não gosta de perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário