Total de visualizações de página

sábado, 3 de dezembro de 2011

Estudo sobre a Santa Ceia do Senhor. Texto 1Co 11:18-30
 1ºPrimeiro quero falar sobre a liturgia de culto. Isto é a maneira como cada igreja direciona seu culto; cada igreja tem uma maneira de dirigir seu culto baseado na bíblia e conforme a direção de cada líder.
 Em se tratando de Santa Ceia cada igreja tem uma maneira de celebrar a Santa Ceia do Senhor. Ex; existe igrejas que na santa Ceia lavam os pés uns dos outros, na igreja Católica todos participam do pão chamado de hóstias, e só padre participa do cálice, e por ai vai.
3º Porem nós  ministramos a Santa Ceia da seguinte maneira:
 1º ao iniciarmos a Santa Ceia, nós lemos o texto de referente à na bíblia,1Co11:23-30.
2º depois oramos pelo pão, enquanto os diáconos estão partindo o pão, a igreja devera estar cantando um hino referente à Ceia do Senhor.
depois que os diáconos terminar de partir o pão, já na seqüência vão distribuindo o pão. OBS: nós ao pegar o pão esperamos uns pelos outros, em minha opinião é um costume até que bom. Porem algumas igrejas não tem este costume, agora eu faço uma pergunta, Eles estão certos ou errados nisto? Digo que não, porque quando Paulo se refere I Co. 11;20 - De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. (I Co. 11:33) Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. Paulo se refere a uma festa que acontecia antes da Santa Ceia, chamada festa do amor, nesta festa do amor estava acontecendo algo muito ruim (11:18 – 22, 33,34).
4º depois de todos participarem do corpo do Senhor, oramos pelo cálice; o cálice pode ser tomado sem esperar uns pelos outros, aqui esta mais uma prova de que Paulo quando se referiu sobre esperar uns pelos outros realmente estava falando da festa, antes da Ceia do Senhor, por ele não se referir que no cálice deveria esperar uns pelos outros. Amem.
5º O que fazer com o pão e o vinho que sobram da Sta. Ceia do Senhor: É bom lembrar que a bíblia não diz em nenhum lugar o que devemos fazer com o pão e vinho que sobram da Ceia, o que se tem feito por ai é muita é um absurdo; há alguns que jogam o resto da santa ceia no mato para serem desfeitos com tempo, uns enterão no chão, uns dissolvem na água enfim a bíblia não diz nada disso, outros queimam com um argumento que no antigo testamento os judeus queimavam o sacrifício. Dentre muitos destes argumentos vou comentar apenas um.
Para os que acham que devem queimar que sobra da Ceia do Senhor, baseado no antigo testamento, quero ler com a igreja (Ex 29Êx) 29:18 Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o SENHOR, cheiro suave; uma oferta queimada ao SENHOR. 1º esse ritual era um mandamento do Senhor, 2º era um sacrifício de adoração a Deus. Esse sacrifício subia para Deus como cheiro suave em suas narinas. Comparar, este texto com o que sobra da Santa Ceia do Senhor é uma aberração muito grande. porque não vemos em nenhum lugar da bíblia Paulo recomendando que se guarda-se o que sobrou da Ceia para queimar ao Senhor. amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário