Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

4 passos impotantes para o amadurecimento da igreja

Estudo sobre o amadurecimento da igreja
Antes de iniciarmos este estudo quero incentivar você há separar um tempo para dedicar a sua vida a Deus em oração para que ele te de entendimento para compreender a palavra de Deus.
 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Amadurecimento: esta palavra dentre muitos siguinificados que possui eu quero destacar o que mais se adapta ao texto em estudo. Sig= que esta pronta para produzir o resultado esperado.
Então uma igreja amadurecida é a que La que esta pronta para produzir cof: Jo:15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Uma pergunta? Você como igreja do Senhor esta pronta para produzir frutos para Deus.
Texto: 1Co 13:11Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
O1º passo para o amadurecimento da igreja é: parar de agir como menino. No falar, no sentir, e no pensar;
No falar: uma criança não tem firmeza na quilo que fala:
No sentir: A criança é muito sentimental: qualquer coisa a entristece:
No Pensar: A mente é muito pura, por isso só pensa em brincar.
Texto: 1co: 20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
O 2º passo para o amadurecimento da igreja é: estar aberto ao aprendizado:
Existem pessoas que tem mais de trinta anos na igreja e tem uma mente fechada para o aprendizado; muitas pessoas não dão liberdade para si mesma para deixar para traz algumas coisas que aprenderam errado no passado Ex: quando eu estava estudando no IBD, o professor estava ensinando sobre a diferença entre doutrina bíblica e usos e costumes, segundo ele usos e costumes esta relacionado a modas, que passam com o decorrer do tempo, e doutrina da palavra de Deus não muda. Uma Irma que estava na sala indagou o professor, dizendo que há 30 anos tinha aprendido de seu pastor assim, o professor respondeu educadamente para a aluna, dizendo, então sinto muito em lhe dizer que há 30 anos seu pastor ensinou errado. Devemos estar abertos ao aprendizado.




Texto: Ef 4: 11-14
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente
O 3º passo para o amadurecimento da igreja é: ter na igreja pessoas capacitada por Deus para o aperfeiçoamento dos santos.
Toda igreja precisa ter homens e mulheres capacitados por Deus para instruir outras pessoas, hoje assim como nos dias de Paulo, existe muitas seitas e heresias e isso tem levado muitas pessoas a se desviarem do caminho do Senhor, elas estão por ai e qualquer hora pode bater na porta de sua casa, tambem o que ocorre nos dias de hoje que muitas denominações tem se instalado por ai colocando na frente do trabalho pessoas sem nenhum preparo, sem chamada de Deus, causando muito escândalo, isso tem se tornando um grande empecilho pra a propagação do envangélio.
Texto: Hb: 5:13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. O 4º passo para o amadurecimento da igreja é:
Estar experimentado na palavra. Esta palavra tem dois sentidos no grego 1º sig= ter experiência. 2° sig = processo de prova- provação.
Neste texto em estudo ela traz a idéia de experiência, a igreja do Senhor precisa de alimento sólido, alimento solido siguinifica uma palavra mais profunda, centralizadas em cristo, hoje muitas mensagens falam de muitas coisas, menos de Jesus cristo. A igreja do senhor não esta interessada em noticias de jornais, em frase de para choque, nem em piadas; e sim a palavra genuína de Deus.   

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

fortalecimento da igreja

Estudo Sobre o fortalecimento da igreja.
Texto: Efésio (6: 10-19)
Tema: 6 itens importantes para o fortalecimento da igreja. Segundo alguns estudiosos da palavra de Deus, Paulo ao escrever esta epístola, ele estava se baseando na armadura de um soldado romano, pois quando ele escreveu esta mensagem ele estava preso em Roma. Interessante tambem analisarmos, que Paulo da um sentido espiritual para cada item da armadura do soldado.
 O 1º item da armadura que Paulo menciona é: O cinturão servia para prender a armadura a cinturão do soldado, isso proporcionava a ele caminhar com segurança e agilidade. Paulo chama esse cinturão de verdade; a verdade como cinturão, revela para nós que a verdade tem que estar bem ligada ao nosso corpo, para que da mesma forma possamos andar com firmeza e agilidade na caminhada cristã. A verdade é o propriocristo Jo: 14: 6 (a verdade liberta os oprimidos     Jo: 8:32)
 O 2º item da armadura que Paulo menciona é: A couraça era feita de um couro muito resistente, revestida com uma chapa de aço por baixo; que protegia a parte do peito do soldado, Paulo chama essa couraça de justiça; da mesma maneira que a couraça protegia o soldado por ser muito resistente, a justiça de Deus nos protege contra as acusaçõedo inimigo. Rm 8:31-34.
O 3º item da armadura que Paulo menciona é: o calçado; era muito resistente, com esse calçado o solda podia pisar em qualquer tipo de terreno, pedregoso, arenoso, espinhoso etc.Paulo da um nome ao calçado, ele chama de preparação para o evangélico da paz. Paulo deixa um exemplo para nós dizendo que devemos estar preparados a ir a todos os lugares onde Jesus nos mandar; (Mc 16:15) ( Lc 10:17-20 ) ler com aigreja.
O 4º item que Paulo Menciona é: o escudo; servia para proteger os soldados contra as lança que era atirada de longe: Paulo chama esse escudo de fé; a fé é um escudo contra os dardos inflamado do Mali guino, a fé é um firme fundamento (Hb 11:1) sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6)
O 5º item da armadura de que Paulo menciona é: o capacete servia para proteger a cabeça do soldado; Paulo chama o capacete de salvação, o importante em proteger a cabeça por que nela esta os órgãos mais importante do corpo, Ex; na cabeça esta nosso cérebro, órgão responsável por todos nossos movimentos, no cérebro fica alojado informações, pensamento etc. na cabeça tambem esta os olhos Mt 6: 22,23. Ela fala também a boca Tiago 3: 5-10; fala tambem do ouvido Rm 10:17. Por isso nossa cabeça deve estar bem protegida.

7 intens importantes para o crescimento da igreja

                                           Estudo bíblico
Tema: 7 requisitos para o crescimento d igreja.
Texto: atos 2: 42- 47
O primeiro requisito: para o crescimento da igreja esta no         (v: 42);
 que diz perseverava na doutrina dos apóstolos. Perseverar é mesmo que: Persistir, manter-se firme e constante.
Doutrina significa: ensinamento da palavra de Deus; e eles colocavam em pratica todos os ensinamentos que recebiam, e se nós quisermos crescer como eles tambem precisamos fazer mesmo. (em Lucas 6: 46 – 49) Jesus orienta que todo aquele que ouve a palavra do senhor e não coloca em pratica é semelhante a uma pessoa que edifica sua casa sobre a área, vem o vento, logo aquela casa se desfaz por que não tem estrutura.
O segundo requisito para o crescimento da igreja esta no        (V: 42b)
que diz na comunhão e no partir do pão; esse texto fala da Santa Ceia do Senhor, eles permaneciam firmes sabendo discernir corretamente o corpo do Senhor, veja o que Paulo fala aos coríntios no capitulo 11 do 23 ao 30 ele relata aqui que muitos estão doentes e outros que já até morreram por não discernir o corpo do Senhor, ou seja, muitas pessoas nos dias de hoje tambem não dão o devido valor para Santa Ceia do Senhor, esse é um fator muito importante para o crescimento da igreja, que possamos mais do que de pressa reavaliar esse conceito.
O terceiro requisito para o crescimento da igreja esta no (V: 42c)
que diz perseverava na oração: A igreja do Senhor precisa orar em conjunto, nos dia hoje esta difícil devido à correria da vida, às vezes não conseguimos nos reunir para orar juntos é muito importante para a igreja ter um dia em que a igreja toda possa se reunir para buscar a face do Senhor, foi assim que a igreja primitiva cresceu e devemos fazer o mesmo para crescer tambem.
O quarto requisito para o crescimento da igreja esta no (V: 43)
 que diz que em cada alma havia temor: Temor é ter respeito a Deus, é ter reverência a Deus. Hoje muita pessoa vem para a igreja,como se estivesse no banco de uma praça,ficam batendo papo, mascando chicle etc. não estão nem ai com oculto, essa é uma triste realidade, uma igreja que pretende crescer precisa mudar essa atitude, amem.
O quinto requisito para o crescimento da igreja esta no (V: 44b)
que diz todos estavam juntos: isso fala de união, hoje em muitas igrejas já não existe união, cada um que puxar para um lado, no meio dos obreiros muitas vezes a divisão é impossível uma igreja que não é unida crescer.
O sexto requisito para o crescimento da igreja esta no (V: 45)
que diz, vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam: isso fala da generosidade, contribuição, ajudar o próximo sem interesse, a igreja de cristo não é sustentada pelo governo, não sustentada por empresários ricos, à igreja é sustentada pelo dinheiro dos fies que contribuí com seus dízimos e ofertas, para construção de novos templos, pagarem água, luz etc.
O sétimo requisito pra o crescimento da igreja esta no (V: 46)
que diz que havia alegria entre eles: é fundamental para o crescimento da igreja fazer a obra do Senhor com alegria no coração, não com tristeza, ou por obrigação. A igreja deve ser para nós um lugar bom de estar. Se nós atentarmos para a palavra de Deus, o próprio Senhor fará a igreja crescer; e só conferir o V: 47. Amem