Total de visualizações de página

sábado, 19 de novembro de 2011

Estudo sobre o verdadeiro amor.

Texto do tema 1 Jo: 4: 8         Texto da pregação: 1Co 13: 1- 7
Tema da mensagem: caráter de um verdadeiro cristão: Baseia-se no amor
O que é o amor: vamos descobrir isso através destas características.
1º V:4  o amor é sofredor aqui neste texto trás a idéia de ser paciente,ser paciente é ser equilibrado, é saber esperar o momento certo, é aguardar em Deus, até que ele responda. Quem ama é paciente.
2º V:4 o amor é benigno; ser benigno trás a idéia de ser bom para as pessoas é fazer o bem sem esperar em troca, isso é amor. Quem ama é benigno
3º V: 4 o amor não é invejoso, quem ama não tem inveja dos outros; inveja é o mesmo que cobiça; cobiça é o mesmo que querer o que não lhe pertence, só para alimentar seu ego. Cobiça é pecado contra Deus.Quem ama não é invejo   
4º V:4 o amor não trata os outros com leviandade, ou seja com falta de educação, com falta de respeito, a quem quer que seja; Quem ama trata bem as pessoas.
5º V:4 o amor não se ensoberbece; ensoberbecer é o mesmo que ser orgulhoso, vaidoso, o orgulho tambem é um pecado gravíssimo contra Deus, lúcifer foi lançado do céu com a terça parte dos anjos justamente por causa do  orgulho, tomemos cuidado com esse tipo de pecado.Quem ama não é soberbo.
6º V:5 o amor não se porta com indecência: é mesmo que imoral, desleal,desonesto etc. quantos que se dizem crentes e ainda comentem esses graves pecados contra Deus, devemos pedir a Deu todos dias para que esse mal não nos pegue de surpresa. Quem ama é decente.
7º V:5 o amor não busca seus interesses,este texto fala do egoísta que pensa só em si, isto esta relacionado com o orgulhoso. Quem ama não é egoísta.
8º v:5 o amor não se irrita: este texto trás a idéia  de uma pessoa que se irrita muito fácil ou com qualquer coisa. Quem ama não anda  irritado.
9º v: 5 o amor não suspeita mal; este texto trás a idéia de guardar magoas de alguém, quantos em nosso meio  guarda mágoas do outro em seu coração, peça para Deus tirar toda magoa de seu coração.Quem ama não guarda mágoa.
10º V:6 o amor não folga com a injustiça mais folga com a verdade; este texto trás a idéia, de quem ama não se alegra quando alguém comete alguns deslises, é como diz um ditado não devemos rir das desgraças dos outros.mas se alegra quando alguém faz algo que é certo, Quem ama chora com os eu choram e se alegra com os que se alegram.
11º  V:7 o amor tudo suporta; trás a idéia de não desistir; Heb 12:22 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. I Co 10:13- Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Quem ama não desiste
12º V:7 o amor tudo crê; trás a idéia de exercer a fé, sem fé é impossível agradar a Deus. Quem ama tem fé.
13º V: 7 o amor tudo espera; trás a idéia de esperar esta relacionado com a paciência qualidade de saber esperar. Quem ama sabe esperar.

Estudo sobre a igreja de Corinto

Estudo sobre a igreja de Corinto.
Corinto uma cidade antiga da Grécia a metrópole grega de maior destaque nos tempos de Paulo, Corinto era intelectualmente arrogante, materialmente próspera e moralmente corrupta, o pecado, em toda sua forma, manchava esta cidade de má fama, pela sua licenciosidade.
Paulo fundou a igreja de corinto, durante seu ministério de 18 meses ali, na sua segunda viagem missionária (At 18: 1-17)
A igreja de Corinto era composta: de alguns judeus, sendo sua maioria constituídas de gentios convertida do paganismo; que incluíam comerciantes ricos, trabalhadores comum, família de classe média, e antigas prostitutas.
Depois da partida de Paulo de Corinto, surgiram vários problemas na jovem igreja, que requereram sua autoridade e doutrina apostólica por cartas e visitas pessoais. 
A primeira epístola da 1º Co foi escrita durante seu ministério de três anos em Éfeso (At 20:31) em sua terceira vagem missionária. A cidade de Corinto ficava de frente com a cidade de Éfeso separada por um mar chamado de Egeu, Paulo soube dos problemas da igreja através de cartas enviadas pela família de Cloé.
Propósito: resolver problemas internos na igreja e instruir os crentes sobre vários assuntos, morais, doutrinários, que chegaram a Paulo por estas cartas que lhe foram enviadas.
Quais os tipos de problemas que havia na igreja:
Divisão, desordem, duvida sobre casamento, liberdade cristã, adoração publica ressurreição.
É muito importante para nós porque as igrejas de hoje passa tambem por problemas semelhantes à de corinto e podemos aplicar as mesmas medidas aplicadas por Paulo a fim de corrigir tambem alguns Eros em nossas igrejas.
Agora vamos tratar então da primeira questão levantada pelos coríntios:
É sobre a divisão na igreja.  (Co: 1:10-13) os coríntios levantaram uma contenda muito grande na igreja, porque cada um se simpatizava por um determinado líder. Dizendo uns eu sou de Paulo, talvez por ser ele o fundador da igreja, outro dizia eu sou de predo, talvez por ter Pedro pregado em Jerusalém e naquela ocasião ter agregado quase 3.000 almas. Outros diziam eu sou de Apolo talvez por ele ser um pregador eloqüente, uma pessoa popular entre o povo. Havia tambem os que se diziam  pertencer a cristo, que segundo alguns estudiosos esse era o pior grupo, eles não aceitavam liderança, segundo eles seu líder era Jesus. Será que esses mesmos problemas não ocorrem hoje em nosso meio numa maneira em geral?
Qual foi a recomendação de Paulo sobre este assunto. Co 1:10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Dizer todos a mesma coisa, não significa que todos tem pensar a mesma coisa, porque nos temos ponto de vista deferentes uns dos outros, é bem verdade que um grupo de pessoas não concordara totalmente em todas as questões, mas todos podem trabalhar juntos e concordarem na quilo que é verdadeiramente importante.
Outra recomendação v: 13 - Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo.  Então Quando se promove divisão na igreja, seria o mesmo que se tivessem dividido Jesus em varias partes, é o que ele se refere quando diz esta cristo dividido. Mas Cristo não se divide os seguidores de cristo não devem permitir que  nada o divida. Devemos fugir de toda movimento que motiva a divisão do corpo d cristo.
Outra recomendação: I Co 3:5 - Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um?
6 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7 - Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8 - Ora, o que planta e o que rega é um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Paulo deixa bem cloro para a igreja de corinto que na igreja não existe ninguém melhor do ninguém, que todos estão em pé de igualdade.  E que cada pessoa na igreja tem uma função diferente. Esse é um assunto que pouco observado pelas pessoas na igrejas, por que o que  prevalece na vida de muitas  pessoas é o orgulho, veja bem o que diz a palavra do Senhor em Filipenses 2:33 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. E todos que fazem bem a sua parte serão recompensados por Deus.

O orgulho pode causar muitos problemas:

- o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que pode se virar sozinho;
- o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que suas idéias são melhores do que as dos outros;
- o orgulhoso fica irado quando seus “pensamentos superiores” são desafiados;
- o orgulhoso não pede perdão pelos seus erros, pois é difícil para aquele que se considera superior, reconhecer que falhou;
- o orgulhoso tem dificuldade de depender de Deus, pois se considera auto-suficiente (normalmente isso se demonstra numa vida de oração fraca);
- o orgulhoso não pede ajuda para os outros, pois isso significa ter que reconhecer sua incapacidade;
- o orgulhoso pode se tornar tímido ou isolado, pois tem medo do fracasso;
- o orgulhoso normalmente quer ser servido ao invés de servir;
- o orgulhoso pode viver para agradar as pessoas ao invés de agradar a Deus, pois o reconhecimento das pessoas, que alimenta o seu orgulho, se torna algo muito importante;
- o orgulhoso não gosta de perder.