Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

V:1 - GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
O pecado na igreja de Corinto estava se alastrando cada vez mais, era tão grave que a situação, que segundo Paulo esse terrível pecado não se cometia nem entre os pagãos.
Qual era o pecado? : Incesto é a relação sexual entre parentes próximos. Nete caso havia um homem que estava abusando sexualmente de sua madrasta.
V:2 - Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
Embora esse pecado fosse tão grosseiro, havia uma tolerância por parte dos coríntios, que iguinoraram totalmente a questão, talvez pelo fato de o indivíduo possuir elevada posição financeira, ou possuir um caro importante na igreja, nada disso justifica a tolerância dos coríntios. Fato é que em vês de estarem tristes com isso, estavam orgulhosos desta situação. Nós aprendemos aqui, que não importa à situação financeira da pessoa ou cargo que possui na igreja, a disciplina deve ser aplicados a todos que transgredir o mandamento do senhor, não importando a posição.
V; 3 - Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou A atitude de Paulo Foi enérgica mesmo estando ausente na quele momento mais, presente no espírito. Determinou o que se devia fazer. Em relação a esse pecado, aprendemos que devemos ser enérgicos e agir com urgência e sabedoria, para que a obra do senhor não sofra danos.
V: 4,5 - Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, V; 5 - Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus. Nestes versículos vemos o que Paulo recomendou que se fizesse: uma reunião em nome de Jesus cristo, com os irmãos e Paulo presente em espírito e no poder de Jesus cristo. Entregasse esse individuo a satanás pra destruição da carne, para que o espírito fosse salvo no dia do Senhor. Tudo indica que esse homem sofreria sérios danos em seu corpo físico, mas depois se arrependeria para sua salvação.
Aprendemos-nos com isso que o pecado traz conseqüências terríveis para quem o pratica. (Js 7: 10) (Jo 5:14) (Pv: 28:13) (1º Jo 1:9)
V: 6 - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Jactância significa orgulho; Paulo exemplifica isso como fermento, fermento simboliza pecado na bíblia, basta um pouquinho de fermento para levedar toda massa, isso quer dizer que basta um pouquinho de pecado para que toda igreja seja prejudicada
V: 7 - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Fermento velho representa todo tipo de pecado cometido antes de aceitar cristo como salvador, os coríntios estavam querendo voltar aos pecados antigos que fora libertados por cristo. E a recomendação é para abandonar o fermento velho, muitas vezes o velho homem crucificado com cristo quer ressuscitar em nós, devemos sempre estar aos pés de Cristo em oração, vigilância, para vencermos essa tentação. E cada dia sermos uma massa nova.
8 - Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Façamos festa. Paulo se refere à festa da Páscoa que era comemorada entre judeus lembrando-se do dia em que foram libertos da escravidão do Egito. A ordem era para sair rápido e que preparassem tudo rápido inclusive o pão não era para colocar fermento que não dava tempo de fermentar. Então isso ficou como estatuto entre judeus todas as vezes que celebrassem a páscoa tinha que ter pão sem fermento. A páscoa para nós representa a Sta. Ceia. E devemos participar de festa sem o fermento da maldade e da malicia. Ázimo é o pão sem fermento.
V:9 - Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;V:10 - Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. 11 - Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Ultima recomendação de Paulo no vss (9 -11) é não se associar com os irmãos que se dizem irmãos, por qual motivo ele fala isso: A recomendação é bem clara não devemos nos separar dos ímpios la fora, pois não teríamos oportunidades de evangelizá-los, mas associar dos que se dizem irmãos e não são é o mesmo que concordar com o erro deles tomemos cuidado, saiba com quem você tem amizade